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Quem
frequentou bons bailes e ouve programação flash back em rádios FMs de qualidade
já ouviu alguma música de Barry White. A
voz grave é inconfundível, além dos seus ótimos arranjos tornando a canção
inesquecível. Do ínicio da década de 1970 até 2003, quando faleceu, sempre
marcou presença com ótimas composições. A lista é grande. Até hits alheios,
como “Just The way You Are”, autoria de Billy Joel, de 1977, Barry White
transformou num clássico de amor, principalmente nas calientes sextas-feiras,
que muita gente usa para se conhecer melhor entre quatro paredes.
O
curioso é que sua infância no Estado do Texas, onde nasceu em 1944, tinha tudo
para dar errado. Inclusive participou de assaltos à mão armada, mas uma dura da
polícia lhe revelou que o caminho do crime não era bom. Mesmo na reta
errada, Barry White cresceu cantando música gospel na igreja com sua
mãe. Logo aprendeu tocar piano sozinho.
Aos
16 anos, morando na periferia de Los Angeles, participava de sua primeira
gravação, com o grupo Upfronts. Sua primeira música chamou-se “Little Girl”.
Depois trabalhou em diversos selos independentes, até chegar às mãos de Bob
Keane (responsável pela descoberta de Ritchie Valenz e Sam Cooke).
Logo
depois foi trabalhar no conjunto 5ª Dimensão. Com seu primeiro hit de sucesso “
Lost Without The Love of My Guy”, vindo das mãos da cantora Viola Willis, que
ficou entre as 20 primeiras das paradas de sucesso de R&B (blues de rua).
Nessa
época passou a ganhar US$ 60 por semana de salário. Logo começou a trabalhar
com Bobby Fuller Four, Bob Keene e Larry Nunes, mais tarde seu conselheiro
espiritual e amigo de verdade até sua
morte. Conhece o cantor Felice Taylor e juntos gravam três discos de sucesso na
Inglaterra: “It May Be Winter Outside”, “ I´m Under the Influence of Love”, “ I
Feel Love Coming On”. Seu salário sobe para US$ 400 semanais.
Deixa
Felice Taylor e passa a fazer diversos arranjos de forma independente. O tempo
de vacas magras estava ficando para trás. Conhece Gene Page e tem acesso a
vários serviços, inclusive com boas quantias em dinheiro. Tempos depois Paul
Politti, ex-colega de trabalho anteriores, avisa Barry White que Larry Nunes
pretende iniciar uma sociedade com ele. Nunes estava escolhendo repertório para
gravar um disco.
Enquanto
isso, Barry White tinha descoberto três meninas (na década de 70 seria o trio
vocal Love Unlimited), que ainda não trabalhavam no circuito musical. Ensaiou
quase um ano com elas. Aproveitou e compôs, para o trio, “ Walkin in The Rain
(With The One I Love). Era uma letra inspirada numa das cantoras do grupo,
James Glodean, mais tarde tornando-se sua segunda esposa.
O
trio recebeu o nome de Love Unlimited. Esse primeiro trabalho vendeu 1 milhão
de cópias, mas a relação com a gravadora MCA ficou estremecida e Barry White
decidiu encerrá-la. Decide trabalhar com um artista masculino. Elabora três
fitas demos, onde aparece cantando e tocando piano. O amigo Larry Nunes insiste
que Barry White deve ser este artista. É quando em 1973, ele grava “ I´m Gonna
Love You Just a Little More Baby”.
Após
muita discussão, a MCA Records libera as meninas da Love Unlimited para
trabalhar junto com ele. É quando tem a
ideia de fazer um disco instrumental. O álbum é batizado de Love Unlimited
Orchestra e o hit “Love´s Theme”. De 1974 a 1979, são vendidas 5 milhões de
cópias do disco e essa música faz sucesso em todo o mundo.
A
carreira de Barry White deslancha. É dessa época os seus hits de amor “It´s
Ecstasy When You Lay Down Next to Me”, “ Play Your Game Baby”, “Let The Music
Play”, “You See The Trouble Witch Me”, “Just Another Way to Say I Love You”,
“I´ll Do For You Anything You Want Me To”, “Love Serenade”, “The Man (Your
Sweetness is My Weakness”, “ Sha La La Means I Love You”, “ September When We
Met”, “ Just The Way You Are”, “I Belong to You” (com as meninas do Love
Unlimited).
Para
aproveitar a onda, Barry White escreveu uma trilha sonora para o filme “The
Together Brothers” para a Twenty Century Fox. Da sua banda de estúdio,
trabalhavam nomes como Ray Parker Júnior, o saxofonista Kenny G, os baixistas
Nathan East e Wilton Felder, Wah Wah Watson, David. T. Walker, Dean Parks, Don
Peake, Lee Ritenour, o baterista Ed Greene e percussionista Gary Coleman. E
mais tarde o tecladista Rahn Coleman. Um dream time de músicos de estúdio.
Por
causa de desavenças, Barry White sai da Twenty Century Fox Records para a gravadora CBS, onde cria o
selo Golden Unlimited. Da lista consta o trio Love Unlimited e a Love Unlimited
Orchestra, Jack Perry e uma cantora adolescente, Danny Pearson. Barry White
aproveitou para gravar um dueto com esposa
Glodean, no álbum Barry & Glodean. É dessa época, fim da década de
70, o disco The Message is Love.
Após
gravar oito álbuns solo, quatro da Love Unlimited, quatro da Love Unlimited
Orchestra, turnês constantes e enfrentar os rigores da indústria da música,
Barry White deu uma pausa e no começo da década de 1980 veio ao Brasil pela
primeira, fazendo grande show em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em
1992 assinou contrato com A&M
Records, lançando os discos A Mam is Back, The Right Night & Barry White,
além de um dueto com Isaac Hayes no hit “Dark and Lovely”. O álbum de The Icon
is Love tornou-se o mais vendido desde os anos 70, ganhando o disco de platina
com a música “Pratice What You Preach”.
Com
a composição “Staying Power”, em 1999, ganha dois Grammys, nesse álbum que
retrata fielmente as tradições da soul music, onde o foco é o cantor e a
música.
Em
toda sua carreira, Barry White ganhou 106 discos de ouro, 41 de platina, dez
singles de platina, com vendas superiores a 100 milhões de cópias. Ele era
hipertenso, e em setembro de 2002 foi hospitalizado com problemas nos rins,
morrendo em julho de 2003. É o exemplo de quem saiu do gueto, da miséria, e
trabalhando honestamente conquistou patrimônio financeiro e artístico.
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