David Bowie - O Camaleão do Rock - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

9.1.22

David Bowie - O Camaleão do Rock

David Bowie


David Bowie (1947-2016) é o nome artístico de David Robert Jones, músico, produtor e ator inglês, considerado um dos maiores pop-rock stars do ocidente. É conhecido como o camaleão do rock pelas mudanças de estilo musical e por encarnar personagens temáticos em alguns de seus álbuns. Criou músicas que ficaram conhecidas: "Space Oddity”, "Life on Mars", "Heroes" e "Ziggy Stardust" são algumas delas.

AGUARDE A PLAYLIST ABRIR...
Music Playlist - jQuery Audio Player with Playlist

ÁUDIO E VÍDEO
#




David Bowie (1947) nasceu em Brixton, Londres, no dia 08 de janeiro de 1947. É descendente de irlandeses. Foi enviado ao Burnt Ash Junior School, onde já demonstrava dotes musicais através do canto. Ouviu, a partir do pai, músicas de artistas tradicionais de rock, entre eles, Little Richard, cuja canção “Tutti Frutti” praticamente inspirou Bowie no ingresso ao mundo do rock. Bowie teve educação requintada no Ravens Wood School, onde aprendeu línguas, desenho e música.

No começo da carreira, aos 15 anos, formou a banda Kon-rads, que tocava em eventos diversos. Seu primeiro single foi "Liza Jane", que não fez sucesso. Depois de várias empreitadas em bandas de rock mal sucedidas, lançou o demo, “Space Oddity”, em 1969, que coincidia com a chegada do homem à Lua. A música ficou em 5º lugar na Inglaterra, sendo o primeiro grande sucesso de Bowie.

A partir de 1970, David Bowie criou álbuns que seguiam a onda do rock pesado experimental. “The Man Who Sold the World” (1970) e “Hunky Dory” (1971) foram elogiados pela crítica e público. Em 1972 lançou um dos maiores álbuns da história do rock e de sua carreira: "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars". Era um álbum conceitual tendo como personagem o alter ego andrógino Ziggy Stardust e a música de mesmo nome, fez grande sucesso juntamente com “Starman”. Nesse álbum, Bowie exacerbou o Glam Rock, segmento musical que mesclava o rock tradicional com a androginia e elementos cênicos.

Bowie teve uma carreira brilhante nos anos 70, com excelentes álbuns como “Aladdin Sane” (1973), “Diamond Dogs” (1974) e seu grande sucesso nos EUA, a canção “Fame”, que escreveu em parceria com John Lennon, do Álbum “Young Americans”. Criou outra persona, o Thin White Duke, que foi incluído no álbum “Station To Station” (1977). Importante também foi a trilogia lançada em Berlim, com destaque para “Heroes”.

Nos anos 80, Bowie teve uma carreira irregular, onde os pontos altos foram a canção “Let’s Dance” e a parceria com Freddie Mercury na música “Under Pressure”.

Nos anos 2000, lançou o “Heathen” (2002) depois dos ataques de 11 de setembro nos EUA, acontecimento que inspirou o sombrio álbum, porém, bastante elogiado. Em seguida, veio o “Reality”, que lhe rendeu uma turnê em 2003 e 2004. Esse foi o último trabalho de estúdio de Bowie, que sofreu um infarto numa turnê em 2004 e resolveu aposentar-se, embora tenha feito poucas apresentações ao vivo com outros artistas.

É considerado um dos artistas mais influentes do Rock e Pop do século XX. Também atuou em alguns filmes: "Christiane F." (1981) (sendo ele mesmo numa banda de rock); “Fome de Viver" (1983) fazendo personagem de vampiro contracenando com Catherine Deneuve e “A Última Tentação de Cristo” (1988) de Martin Scorsese, entre outros.

David Bowie já deu declarações de que era bissexual, embora tenha desmentido depois. É casado com a modelo somali Iman Abdulmajid desde 1992. Ganhou prêmios diversos como certificações de ouro no Reino Unido. É considerado pela revista Rolling Stone como o 39º artista em lista de 100. Em 1996, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame.

David Bowie faleceu em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de janeiro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário