Diz o dito popular que; "quem canta os seus males espanta". Mais do que sabedoria popular, essa é uma verdade comprovada pela ciência, e de fato a música proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ela acolhe, acalma, acomoda, emociona e, ainda, é um tremendo exercício para o nosso cérebro.
Na terceira idade, a música ainda tem um papel muito importante, além da socialização: ajuda na memória. É por meio da música que podemos nos emocionar e buscar boas lembranças. Há estudos científicos que comprovam, ainda, que a música traz melhoria na atividade muscular, na respiração, na pressão sanguínea, no humor e até mesmo no metabolismo.
Os benefícios se estendem, afinal quem ouve música também canta (ou ao menos cantarola) e, muitas vezes, dança ou, no mínimo, acompanha o som com o balanço corporal. E nem é preciso saber tocar um instrumento, as palmas são o melhor acompanhamento para a música.
A música e a psicologia na terceira idade
Os
benefícios psicológicos da música na terceira idade são muitos e
importantíssimos. Pesquisas indicam que
a música ajuda a liberar endorfina, a substância responsável pela sensação de
felicidade, alegria, bem-estar e prazer. Portanto, ouvir música traz, no
mínimo, um tremendo bem-estar para todos nós.
A música também traz uma sensação de acompanhamento, não nos sentimos tão sós quando ouvimos canções. Na terceira idade, essa sensação é muito importante porque muitas vezes idosos passam longos períodos sozinhos.
A verdade é que a música ajuda a reduzir sintomas de doenças psicológicas, principalmente a depressão e a ansiedade. A música relaxa e combate a solidão na terceira idade.
A música e o convívio social
A música
também ajuda na socialização na terceira idade (e isso acontece em todas as
idades, não é verdade?). Ela permite trocas, conversas, comentários e une as
pessoas por conta de gostos pessoais e gostos compartilhados.
Principais benefícios da música na terceira idade
Melhora do
humor
Combate
doenças psicológicas, como ansiedade e depressão
Acalma
Ajuda a
evitar doenças neurológicas
Socializa
Reduz o
estresse e a agitação
Exercita o
cérebro
As músicas aqui no Som do Meu Tempo, atendem muito bem esses aspectos, pois muitos de nossos seguidores(fãs), estão com idade acima dos 50 anos, e assim podemos dizer que já estão nesse seleto grupo de senhores e senhoras, que curtiram e ainda curtem músicas dos anos 60, 70, 80 e 90. E sabemos bem o efeito em nossas mentes, cada vez que uma canção dessa época é tocada, além de produzir uma memória afetiva imediata sobre a letra e melodia da música, que desperta aquela vontade de cantar, vem também as memórias, de momentos especiais, pessoas e lugares que tiveram algum significado em nossas vidas no passado.
É por isso
que é tão importante você se manter ativo nessa nossa proposta musical,
revitalizando diariamente seu cérebro, estimulando sentidos e mantendo vivo seus
sentimentos e seu bom-humor, afinal de contas, música ajuda também o nosso
humor. Já reparou como são dispostas e felizes as pessoas que têm por habito
ouvir músicas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário